A renda dos jornais depende cada vez mais da publicidade; o número de assinantes vêm diminuindo e há uma crescente preocupação com o enxugamento dos gastos. Pesquisas apontam que em até 20 anos os jornais terão sua média de leitores diminuída pela metade, o que provocará perdas catastróficas.
Enquanto isso, a internet cresce e se populariza cada vez mais; o número de usuários, desde 2003, cresce 40% ao ano no Brasil, segundo o Ibope. Um reflexo disso é que cada vez mais as redações vêm se preocupando com as novas tecnologias: a prova é a quantidade de sites e blogs vinculados a jornais - quase todos eles tem uma versão on-line. O reflexo também é interno: a internet facilitou o acesso às informações dentro das redações, o contato com fontes e a apuração.
Tomando como exemplo a Inglaterra, podemos analisar de forma mais crítica a influência da tecnologia no jornalismo e as discrepâncias que existem entre o Brasil e o chamado “primeiro mundo”.
Na redação do Daily Telegraph, existem telões com o site do jornal aberto, permitindo que os redatores acompanhem em tempo real as atualizações da home page. No Brasil ainda não há grande integração entre publicação impressa e internet, pois perdura no país o velho conceito de que “o conteúdo online aos poucos substituirá o impresso”. Outros países já encaram esta realidade de forma diferente, fazendo com que um sirva como complemento do outro.
O jornalismo brasileiro figura dentre os mais qualificados do gênero, mas o mesmo ainda não explora com eficiência todas as ferramentas que tem disponível para cumprir o motivo de sua existência: informar com qualidade. Já passou da hora do mercado editorial brasileiro acordar e encarar a internet como grande aliada, não como futura ferramenta que irá obliterá-lo daqui a algumas décadas.
2 comentários:
gostei do post!..concordo...acho q no futuro a internet vai ser um instrumento no noticia muito mais utilizado do que o jornal ou mesmo os telejornais...isso tbm por causa da falta de tempo das pessoas e da maior objetividade...mas não acredito q os lucros das grandes empresas vão cair...eles ainda poderam cobrar pelos seus serviços online!..e muitos ja estão fazendo isso!
agora q vi q seu post foi em 2007 ainda...pra q q eu publiquei isso ¬¬'
Postar um comentário